Defesa Civil do Paraná começa a emitir alerta de desastres por mensagem no celular; entenda como funciona
Avisos podem chegar em situações em que os cidadãos precisam se mobilizar num curto período, como inundações severas e riscos de deslizamentos de terra. Celulares no Paraná já podem ser acionados.
Já está em vigor o serviço da Defesa Civil do Paraná que emite alertas de emergência nos celulares da população em casos de eventos extremos.
Os avisos podem chegar em situações como inundações severas, riscos de deslizamentos de terra e outras condições nas quais os cidadãos precisam se mobilizar num curto período.
De acordo com a Defesa Civil, que define a região em que o sinal é disparado, todos que estiverem em um local considerado de risco podem sentir o telefone vibrar, independentemente se estão no lugar só de passagem.
O recurso utiliza as antenas de telefonia celular para fazer o disparo imediato da mensagem que aparece na tela do aparelho das pessoas que estiverem próximas à região selecionada, sem precisar fazer cadastro prévio.
A tecnologia utiliza a geolocalização do usuário como referência dentro do perímetro considerado de risco pelo Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegard).
Além do alerta, a Defesa Civil do Paraná também outros canais de avisos de emergência, como WhatsApp, SMS, Telegram e as TVs por assinatura.
Comentários: