Eleições: prazo para justificar ausência no primeiro turno termina quinta-feira
No Paraná, 1,1 milhão de eleitores não compareceram às urnas em 6 de outubro
Termina nesta quinta-feira (5) o prazo para justificar a ausência no primeiro turno das eleições municipais de 2024. A justificativa pode ser feita de forma online pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema justifica. No app, o eleitor deve fazer o login, clicar em mais “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de Ausência”. Após preencher os campos obrigatórios, é necessário anexar um documento comprobatório.
Pelo sistema justifica, também é obrigatório preencher os dados solicitados e enviar o documento comprobatório. Outra alternativa é fazer a justificativa de forma presencial, com a apresentação de um documento oficial com foto para a validação.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), cerca de 1,1 milhão de eleitores não compareceram às urnas no estado no primeiro turno das eleições, realizado no dia 6 de outubro. Destes, pouco mais de 1,3 mil justificaram a ausência. Já o prazo para justificar a ausência no segundo turno vai até sete de janeiro.
No Paraná, 397 mil eleitores de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa deixaram de ir às urnas. Até o momento, cerca de 400 realizaram a justificativa. O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 69 anos. Caso o eleitor não justifique a ausência dentro do prazo está sujeito a multa.
Comentários: